Twitter

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Retrospectiva do Cine Arte UFF começa dia 17


Retrospectiva 2008

17 a 30 de abril


Em 1983, o Cine Arte UFF organizou a primeira Retrospectiva. O sucesso foi enorme, com números inimagináveis atualmente. Em apenas um dia, A mulher do lado teve 748 espectadores. O filme mais visto em 1985 foi O sentido da vida (996 ingressos). Em 1986, O feitiço de Aquila foi visto por 914 pessoas e, em 1987, Tangos – o exílio de Gardel bateu todos os recordes com 1179 pagantes. A Retrospectiva daquele ano teve um público total de 13.916 pessoas. Os filmes levavam cinco anos para serem exibidos na televisão e a mostra era uma das poucas oportunidades para ver ou rever os mais importantes títulos do ano.


Mesmo com o advento do vídeo, e depois do dvd, o espaço entre o lançamento nos cinemas e nessas mídias era grande, mantendo a Retrospectiva como evento importantíssimo. Mas, a partir de 1995, a mostra perdeu força. Recuperou-se um pouco em 2001, porém nunca mais foi a mesma. E os últimos dois anos tiveram o pior público de todos os tempos, com um total de 2524 e 2027 espectadores respectivamente.


Atualmente, com a possibilidade de baixar quase tudo na internet e com boa parte dos filmes saindo em DVD logo após a passagem pelos cinemas , a Retrospectiva ganhou contornos de evento anacrônico. Mas, curiosamente, a programação ainda gera expectativa entre cinéfilos.

A solução, nos últimos anos, foi desvincular o catálogo da mostra, cada vez mais restrita pela indisponibilidade de cópias de muitos títulos. Estas têm sido destruídas muito rapidamente após o lançamento em DVD. Atualmente, o catálogo é nossa real Retrospectiva, que inclui os dez filmes preferidos do público e cerca de outros trinta apontados pelos programadores do Cine Arte UFF. Resta, então, programar alguns poucos títulos inéditos, outros tantos que o público ainda pode ter algum interesse em ver, e insistir nos que foram pouco vistos e merecem uma segunda chance.


Se com os longas-metragens, a organização tem sido complicada, ainda temos o Nictheroy Cine Clube e os curtas. Sem tantas restrições, o cineclube apresenta os melhores filmes produzidos em 2008. Foram tantos que a programação foi dividida em duas sessões. A primeira abre a mostra e a segunda acontece em maio.

Nenhum comentário: